Escolha uma Página

bobrinha italiana no lanche da tarde parece algo não muito apetitoso, né? Confesso que também acharia, até ter a ideia de servir com um molhinho de iogurte. Achei a combinação tão incrível que logo coloquei no cardápio dos clientes e a receita tem feito parte do meu repertório desde que iniciei a NutriChef. Agora com a Cozinha Personalizada, onde tenho serviços que facilitam o dia-a-dia dos clientes, essa receita tão rápida e facinha de fazer não podia ficar de lado. E o que é melhor, essa duplinha pode ser servida junto com folhas e virar uma salada, ou rechear uma torta, ou omelete… é tão versátil que você pode criar as combinações que preferir.

Para escolher bem a abobrinha observe a casca e prefira a que estiver com a casca mais íntegra, sem amassados ou furinhos. Assim ela dura mais tempo. Outro ponto importante é quanto a cor, quanto mais verdinha estiver a casaca, mais fresca ela está. Se ela estiver muito clara já está madura ou foi colhida tem muito tempo.

Nutricionalmente, a abobrinha é um alimento rico em vitamaina C, podereoso antioxidante que atua nas células prevenindo o envelhecimento celular = 1 xícara de chá de abobrinha picada contém 22 miligramas de vitamina C, que é 24% da ingestão diária recomendada para homens e 29% para mulheres. A abobrinha também fornece luteína e zeaxantina, dois fitonutrientes que ajudam a reduzir o risco a degeneração macular = 1 xícara de chá de abobrinha picada fornece 2,6 miligramas de luteína e zeaxantina, 43% por cento da ingestão diária recomendada. Consumir abobrinha também aumenta a ingestão de manganês, um mineral importante na produção de colágeno e na formação óssea = 1 xícara de chá de abobrinha picada possui 0,22 miligrama de manganês, fornecendo 12% e 10% do consumo diário recomendado para mulheres e homens, respectivamente.

Se você ainda não se convenceu da necessidade de consumir abobrinha, chegou a hora de lhe pegar pela barriga. Olha que delícia essa receita.

 

ABOBRINHA REFOGADA

Ingredientes:

  • 1 abobrinha tipo italiana cortada em rodelas finas
  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 pitada de páprica doce

Modo de preparo:

 Aqueça uma frigideira e adicione o azeite, disponha as abobrinhas na frigideira, tempere com sal e pimenta do reino. Deixe dourar de uma lado para depois virar. Importante não ficar mexendo, pois a abobrinha costuma amargar. Quando virar acrescente as folhas de tomilho. Retire, coloque em tigelinhas e tempere com páprica doce.


MOLHO DE IOGURTE

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural (dê preferência aos de consistência mais firme e que mencionem no rótulo a cepa de lactobacilos usada)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  •  ½ dente de alho ralado

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e sirva com a abobrinha.