Escolha uma Página

Iogurte é uma alimento necessário na alimentação de qualquer pessoa. Como publiquei na quarta-feira uma opção com iogurte natural, achei interessante trazer algumas informações para que você saiba os benefícios do iogurte e como escolher também. Além de uma receitinha bem básica para dar um up no nosso iogute de cada dia.

O iogurte contém microrganismos vivos que existem naturalmente no intestino humano. Algumas dessas bactérias são essenciais para a saúde e bom funcionamento intestinal  – alimentos que apresentam essas bactérias em sua composição são conhecidas como probióticos. É importante ler o rótulo para saber que tipo de bactérias estão presentes, pois nem todos os produtos disponíveis no mercado são considerados probióticos. Veja abaixo os tipos de bactérias que podemos encontrar:

Lactobacilos

Lactobacillus é um nome amplo para um tipo ou gênero de bactéria. As muitas espécies de lactobacilos são encontradas naturalmente em nossos tratos digestivo e urinário, e também em alimentos fermentados como o iogurte. O iogurte é mais comumente feito com lactobacillus bulgaricus, lactobacillus acidophilus, L. animalis e L. casei.

Bifidobactéria

As Bifidobacterium são um tipo de bactéria encontrada naturalmente em sistemas gastrointestinais saudáveis e também em alimentos fermentados como o iogurte. Alguns iogurtes comerciais apresentam as cepas probióticas Bifidobacterium B. animalis e B. lactis.

Streptococcus Thermophilus

Outro tipo de bactéria usada para fazer iogurte é o Streptococcus thermophilus. É amplamente utilizado na produção de iogurte e queijo. 

Ao escolher o iogurte que irá consumir, leia atentamento o rótulo. Nele você verá as informações sobre os tipos de bactérias e poderá escolher o que tiver uma cepa maior #ficaadica.

IOGURTE CASEIRO

Ingredientes:

  • 1 litro de leite tipo A integral
  • 170g de iogurte integral probiótico

Modo de preparo:

Esterilize uma garrafa de vidro ou qualquer outro recipiente com água fervente. Despreze a água do recipiente quando esta estiver em temperatura ambiente. Em uma panela ferva 500ml de leite. Desligue o fogo e em seguida, misture o restante do leite que ficou na caixa e todo o conteúdo do pote de iogurte. Mexa bem até diluir todo o iogurte. Transfira para o recipiente esterilizado, tampe e coloque em um lugar morno durante toda a noite. Pela manhã, transfira para a geladeira. Dura cerca de uma semana.

COMO DEIXAR O IOGURTE DELICIOSO

Ingredientes:

  •  10 uvas tipo itália cortadas ao meio
  •  1 colher de sopa rasa de mel, xarope de agave ou melado de cana
  •  ½ xícara de chá de iogurte

Modo de preparo:

Em uma caneca ou copo pequeno adicione o mel e espalhe no fundo. Em seguida adicione o iogurte. Por fim coloque as uvas sobre o iogurte e enfeite com folhas de tomilho fresco se for de seu gosto.